Como economizar combustível no verão?

Como economizar combustível no verão?

Julho - 2018

Sabia que no verão o seu carro tende a gastar menos combustível? A Total explica-lhe como é que pode aproveitar ao máximo essa economia.

Férias, viagens, esplanadas, passeios de gelado na mão… Não é que seja o regresso às aulas, mas o que é verdade é que o verão não é a melhor época para a economia familiar de muita gente. Felizmente o carro faz tudo o que pode para ajudar a aliviar este período de despesas extra, dado que a sua tendência nos meses de calor é a de consumir menos combustível.

Sim, leu bem. O seu carro põe-se por si mesmo no modo economia de combustível durante o verão. Isto tem a sua explicação: o motor leva menos tempo a alcançar a sua temperatura de funcionamento ótima, graças ao ambiente exterior, e o ar oferece menos resistência aerodinâmica ao avanço do veículo.

Contudo, este hábito que o seu carro tem e que é tão saudável para o seu bolso tem o seu contraponto, que é nada mais nada menos que o ar condicionado. O seu uso aumenta o consumo de combustível, dado que utiliza a energia do combustível.

Deste modo, damos-lhe em seguida alguns conselhos sobre a forma de acondicionar o interior do seu carro para poder economizar combustível no verão:

Só use o ar condicionado quando for necessário: o seu uso continuado pode chegar a representar até 8% de aumento de consumo de combustível extra. Este efeito de aumento de consumo de energia também se verifica nos carros híbridos e elétricos, dado que utiliza eletricidade para o seu funcionamento.

Esqueça-se do ar condicionado em cidade: procure evitar o seu uso nesta área e a baixas velocidades. Em vez disso, abra as janelas.

Lembre-se do ar condicionado a altas velocidades: contrariamente ao exemplo anterior, é melhor que feche as janelas e utilize o sistema de climatização se circular a alta velocidade. Isto deve-se ao facto de as janelas abertas aumentarem a fricção do veículo com o ar, o que representa um travão, sobretudo se circular a grande velocidade.

– Antes de o pôr em funcionamento: se pensar em ligar o sistema de ar condicionado, primeiramente abra as janelas para refrescar em alguns graus o interior do carro. Quando já o for ativar, feche-as novamente. Desta forma, conseguirá que o sistema trabalhe menos e economizará algum combustível.

Gradue bem a temperatura: no interior do veículo, esta deve-se situar entre os 20 e os 24 graus centígrados. Se o termómetro descer abaixo desse valor, o consumo de combustível pode aumentar muito rapidamente e ultrapassar os 10%.

Procure a sombra: se estacionar numa zona em que o sol não possa encontrar o seu carro, manterá o seu interior a uma temperatura mais baixa. Como por vezes encontrar estacionamento nestas condições é pedir demasiado, lembre-se de que o para-sol é um importante aliado para o alívio da incidência do calor e para evitar queimaduras ao tocar no painel de instrumentos ou nos assentos.

Se o seu objetivo consistir em economizar combustível, tanto gasolina como diesel, lembre-se de que a manutenção periódica do seu veículo com um óleo de motor de qualidade e adequado ao automóvel é uma das melhores estratégias que pode seguir.

0 comentarios

Também lhe pode interessar: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *